quinta-feira, 17 de setembro de 2009
SEMANA FARROUPILHA TCHÊ
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ga%C3%BAchoConheça um pouco mais sobre o percursor da semana Farroupilha e sobre a cultura desses galdérios...let go!
Hino Rio Grandense
O Hino Rio-Grandense é o hino oficial do estado do Rio Grande do Sul. Tem letra de Francisco Pinto da Fontoura, música de Comendador Maestro Joaquim José Mendanha e harmonização de Antônio Corte Real. A obra original possuía uma estrofe que foi suprimida, além de uma repetição do estribilho, pelo mesmo dispositivo legal que a oficializou como hino do estado
A pilcha é a indumentária do "gaúcho" riograndense. O traje típico desse gaúcho inclui o seu pala (ou poncho) que é um sobretudo que pode servir de cobertor para dormir(com um corte central para enfiar a cabeça, o chamado "poncho"), um facão ou adaga (ou facón, em castelhano), um relho (ou rebenque) e as calças largas chamadas bombachas (um termo que, para os povos da América espanhola, pode ser traduzido como "calcinhas") para facilitar a montaria, presas às suas cinturas por um tipo de cinto com diversos bolsos de couro, denominado guaiaca (ou tirador, em castelhano). O Chiripá (ou Xiripá) também é considerado um traje típico. São complementos as botas, o chapéu de barbicacho e o lenço no pescoço. Pode carregar boleadeiras (bolas ou boleadoras, em castelhano), uma soga (corda) de couro torcido ou trançado com duas pedras redondas amarradas em cada uma de suas extremidades e outra soga (corda) de couro atada no meio dela com uma pedra menor na extremidade (chamada de "piedra chica"), formando uma ferramenta para caça ou captura de animais com três pedras, muito utilizada nos pampas da América do Sul, e comparada ao lariat ou riata do cowboy , norte-americano.
Por : Luan & Gabriel
Por : Luan & Gabriel
Semana Farroupilha
A maior festa Popular do Rio Grande do Sul !
Saga Farrapa marcou o Rio Grande !
As comemorações da Revolução Farroupilha - o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845.
O Tradicionalismo da Semana Farroupilha: Uma da coisas mais tradicionais na Semana Farroupilha é o tradicional Chimarrão. E suas comidas campeiras, como o carreteiro, o charque, o churrasco, a quirera entre outras.
Além disso temos também os acampamentos tradicionais, as suas roupas tipicas(bombacha, bota, lenço, chapéu,alpargata).
São diversas atividades que compõem esse evento, durante a Semana Farroupilha é realizado provas campeiras como: ginetiadas, laço de vaca parada, apresentação de danças tipicas, trovas entre os componemtes.
Por: Karen, Kimberly e Ana Lúcia ! *_*
Assinar:
Postagens (Atom)